quinta-feira, 21 de julho de 2011

ACORDO ORTOGRÁFICO

A partir de hoje, vai ser adotado o novo acordo ortográfico neste blogue.










Através das redes sociais também se aprende. Seguindo o link, acede-se a uma página do Facebook com toda a informação atualizada e exercícios práticos de utilização do novo acordo ortográfico: Saber Usar a Nova Ortografia.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A MENINA DO MAR NA FLORESTA

A partir da leitura dos dois contos de Sophia de Mello Breyner Andresen, a turma de 3º/4ºanos da Escola EB1 Bairro, com orientação da respectiva professora, Lúcia Pacheco, redigiu uma peça de teatro que dramatizou durante o festival das Colectividades de Arrifana, em Junho, e na festa de final de ano, na própria escola.










segunda-feira, 11 de julho de 2011

WEB 2.0 E APRENDIZAGEM EM REDE

João Paulo Proença é professor e um dos elementos da RBE que apoia técnica e pedagogicamente as Bibliotecas Escolares. Neste seu trabalho, mostra a importância das ferramentas da Web 2.0 na aprendizagem em rede.

LEITURA EM PORTUGAL



"Alunos portugueses já compreendem melhor o que lêem".
Esta é a boa notícia dada pelo jornal "Público" de hoje. Cerca de 18% dos alunos portugueses com 15 anos têm sérias dificuldades na leitura sendo que no conjunto dos países da União Europeia esta percentagem ascende a 20%. Androulla Vassiliou, comissária europeia da Educação e Cultura, reagiu assim a este resultado: "É totalmente inaceitável que tantos jovens na Europa continuem a não ter capacidades básicas de leitura e escrita. Isso coloca-os em risco de exclusão social, torna-lhes mais difícil encontrar um emprego e reduz a sua qualidade de vida".
Concluímos que o trabalho realizado a nível das bibliotecas (escolares e municipais) em parceria com os professores que têm vindo a implementar o programa da RBE e do PNL está a surtir efeitos e que todos estão no bom caminho o qual deve continuar pois a meta ainda não foi alcançada.

domingo, 3 de julho de 2011

UM LIVRO, UM FILME

Baseado no livro de Louis Sachar, O polegar de Deus, Andrew Davis realizou o filme intitulado Holes (com tradução portuguesa Trabalhos forçados), em 2003. O resumo do livro feito pela Sara Glória do 9ºB, pode ser lido na página "Li, gostei e recomendo".

ENCONTRO INTERCONCELHIO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES




PROGRAMA



9:00 – Entrega de documentação
9:30 – Sessão de abertura
10:00 – Bibliotecas Escolares: Práticas Pedagógicas em Rede, Elisabete Carvalho
10:20 – Bibliotecas Escolares e a Web social, Carlos Pinheiro
10:45 – Pausa para café
11:00 – Deambulando por Histórias ao sabor dos Significados, Dakar de Histórias
11:25 – Tecnologias Educativas ao serviço das Bibliotecas, José Paulo Santos
11:50 – A Promoção da Literacia Digital nas idades mais tenrasMesa Redonda:
Moderador: Evandro Morgado
Elisabete Carvalho – RBE
Carla Terra – Agrupamento de Escolas Bento Carqueja
Teresa Lontro – Agrupamento de Escolas Bento Carqueja
Isabel Pardal – Agrupamento de Couto Cucujães
Paulo Monteiro – Agrupamento Escolas Couto Cucujães
14:30 – A Tecnologia e a Interatividade na Literatura Infantil, Evandro Morgado e Márcia Morgado – Agrupamento de Escolas Bento Carqueja
15.00 – Animação do Conto com Recurso ao Riso, Paulo Morais - Anima com Riso
15.45 – Visita Guida ao Museu Municipal de Espinho – “FACE”
16.15 – Práticas de Referência das Bibliotecas de Entre Douro e Vouga: Apresentações de práticas dos 7 concelhos de Entre Douro e Vouga
17.45 – Homenagem a Isabel Sousa
17.30 – Sessão encerramento

UMA AVENTURA LITERÁRIA 2011 - MENÇÃO HONROSA

A aluna Diana Brandão, do 5ºA, recebeu uma menção honrosa pelo seu trabalho, enviado pela professora Sílvia Correia, para o concurso da Caminho, Uma Aventura Literária.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...