quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CONTO PREMIADO - "TRAMBOLHÃO NO PASSADO"

No ano letivo 2010/2011, três alunos de 8ºano, Catarina, Gil e Nuno Ricardo, juntaram-se à professora bibliotecária e, com a colaboração de um pequeno grupo de alunos do 5ºano, criaram o conto intitulado “Trambolhão no passado”, uma aventura vivida em Arrifana no tempo das invasões francesas. O conto foi enviado para o concurso Grande C (o concurso da criatividade para as escolas) e ganhou uma menção honrosa. Os seus autores receberam o prémio, atribuído pelo Grande C, na passada terça-feira, no Centro Cultural de Cascais.
Foi um dia em cheio! Os premiados foram entrevistados, participaram em várias oficinas (juntamente com os colegas da turma que os acompanharam) dinamizadas por pessoas da cultura portuguesa (atores, escritores, músicos, realizadores) e visitaram, ainda, vários espaços culturais de Cascais, entre eles a Casa das Histórias de Paula Rego.
Foi um dia de aprendizagem e os alunos regressaram mais ricos e com uma visão diferente do trabalho a desenvolver e do investimento a fazer se se quer ganhar algo. O Grande C pretende “enraizar o valor da criatividade e da diversidade da obra original, como fundamento para a proteção concedida pelo Direito de Autor e pelos Direitos Conexos, em especial na era digital”. Assim, no final do dia, e depois das interessantíssimas conversas nas oficinas “À conversa com”, os alunos ficaram mais sensibilizados para a cultura, para a proteção dos direitos de autor e para a valorização do trabalho original e criativo.
As imagens, para recordar...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...