domingo, 26 de maio de 2013

SÁBADO CULTURAL POR TERRAS DE CAMILO

Com organização do Eco-Escolas, do grupo de História e Geografia de Portugal e do Centro de Formação das Terras de Santa Maria, um grupo de professores e alunos da Escola Básica de Arrifana teve oportunidade de passar um magnífico sábado em terras de Camilo Castelo Branco e Amadeo de Sousa-Cardoso.
De manhã, uma caminhada pelo "Trilho da Cangosta do Estevão": caminho público entre a natureza e o rio Pele, de Landim a S. Miguel de Seide. O grupo foi acompanhado por um elemento dos serviços educativos que fez reviver a obra de Camilo Castelo Branco. Exatamente nos espaços onde decorreram as estórias tão bem urdidas por Camilo, foi feita uma leitura de passagens dos seus livros, por elementos do grupo, como se as personagens saíssem deles para se encontrarem com os leitores.
Na sua casa, em S. Miguel de Seide, o grupo pôde viajar ao século XIX e sentir a vida deste grande escritor observando os objetos que lhe pertenceram: os quadros nas paredes, a louça onde comeu, a secretária onde escreveu, a caixa de charutos que fumava, as cadeiras e poltronas onde se sentou, a cama onde dormiu, os chapéus e bengalas que usou e... a cadeira de baloiço onde se suicidou.

O guia fala da exposição "As mulheres de Camilo"


 Leituras de passagens das obras de Camilo Castelo Branco


 Interior do museu Casa de Camilo
Exterior da casa: a acácia do Jorge plantada pelo filho louco

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...