domingo, 31 de janeiro de 2010

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

A escola EB 2,3 de Arrifana já começou os trabalhos alusivos à comemoração do Centenário da República que irão ser publicados num blogue a ser criado para o efeito. A equipa da BE está a preparar um boletim bibliográfico indicando os recursos disponíveis (quer do próprio acervo quer do acervo da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira) para serem usados pelas várias turmas. Enquanto não fica pronto, deixo uma sugestão de leituras como "pontapé de saída".
Uma vez que a morte do Rei D. Carlos foi o princípio do fim da Monarquia e precipitou a implantação da República, sugere-se os seguintes livros:



D. Carlos I, o diplomata, Ana Oom, traz um CD como material acompanhante. Pode ser lido online e ouvidas as músicas aqui.









O dia em que mataram o Rei, José Jorge Letria
A 1 de Fevereiro de 1908, no regresso de mais uma estadia em Vila Viçosa, o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados em pleno Terreiro do Paço.
Numa linguagem simples e adequada, explica-se aos mais pequenos este acontecimento e a sua importância na História de Portugal.






Mataram o Rei!, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Caminho

Orlando leva Ana e João na máquina do tempo em busca de um criminoso perigosíssimo que tem como alcunha o Toupeira e sabe camuflar-se disfarçando-se de personalidades diferentes conforme o caso. A aventura vai decorrer em Lisboa no ano de 1908 onde João se envolve involuntariamente com um grupo de revolucionários que estão prestes a assassinar o rei D. Carlos...





Para quem prefere a banda desenhada, José Ruy conta a sua versão dos acontecimentos em imagens, no livro Mataram o rei!... Viva a República!













José Jorge Letria volta ao assunto em A Minha primeira República, desta vez para dar continuidade aos acontecimentos. Depois da morte de D. Carlos, em 1908, o seu filho D. Manuel II ainda reinou durante dois anos, até à implantação da República, em 5 de Outubro de 1910.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...