domingo, 27 de janeiro de 2013

LEMBRAR AS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Dia 27 de janeiro é o Dia do Holocausto, para lembrar que foram tantas as vítimas da crueldade humana.
São muitos os livros e filmes que não nos deixam esquecer. Relembrar aqui
Hoje, destacamos esta história, escrita por Ruth Vander Zee, com belíssimas ilustrações de Roberto Innocenti

Nota da autora:
"Em 1995, quando se cumpriam cinquenta anos sobre a II Guerra Mundial, conheci a protagonista desta história. 
Eu e o meu marido estávamos sentados num banco em Rothenburg, na Alemanha observando como uma equipa de limpeza recolhia pedaços de telhas da Casa do Conselho. Um pequeno furacão devastara esta formosa vila  medieval na noite anterior e espalhara cascalho por todo o lado.
Um comerciante já idoso estava ao nosso lado, a contar-nos que aquela tormenta fizera mais estragos que o último bombardeamento aliado da guerra. 
Quando o comerciante voltou para a sua loja, a mulher que estava ao pé de nós apresentou-se como Erika. Perguntou-nos se estávanos de viagem. Quando lhe contei que acabávamos de passar duas semanas em Jerusalém por causa de uma investigação,  disse com um suspiro que sempre desejara  ir a essa cidade, mas nunca o pudera fazer. 
Reparei que trazia no pescoço uma corrente de ouro com uma estrela de David, de forma que comentei que, depois da nossa estadia em Israel, voltáramos pela Áustria e visitáramos o campo de concentração de Mauthausen. Erika disse-me que em certa ocasião chegara até às portas de Dachau, mas não chegara a entrar.
Depois, contou-me a sua história…"

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...