segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TRABALHOS POÉTICOS DOS ALUNOS


Depois de trabalhadas algumas obras do poeta João Pedro Mésseder, os alunos elaboraram os seus próprios poemas "à moda de...". E o resultado final foi-lhe oferecido.


Os alunos da turma 6ºD escreveram poemas inspirados nas partituras e nos instrumentos musicais que tocam. Posteriormente, depois de ilustrados com fotografias dos alunos, os poemas foram compilados num  livrinho intitulado Pequeno livro da música, à moda do Pequeno livro das coisas, de João Pedro Mésseder.
Lê-se no prefácio:
"O Pequeno livro das coisas é o título de um livro de poemas de João Pedro Mésseder. Inspirados neles, assim como nos respetivos instrumentos musicais e partituras, os alunos da turma 6ºD criaram os seus poemas na aula de português. Compilados nesta pequena antologia, aqui se brinca com palavras."


Os alunos das turmas 6ºA, 6ºB e 6ºC inspiraram-se nos poemas de João Pedro Mésseder,  incluídos nos livros Pequeno livro das coisas, De que cor é o desejo?, Versos com reversos, Versos quase matemáticos, As letras de números vestidas e Porto Porto. Também eles escreveram vários poemas "à moda de..." que foram compilados na antologia a que se deu o título Da cor das palavras. Alguns destes poemas são respostas a poemas de João Pedro Mésseder que terminam com perguntas.
Lê-se no prefácio:
"Os poemas de João Pedro Mésseder são um desafio. Um desafio à criatividade e um convite a olhar as coisas com o coração. Respondendo à pergunta De que cor é o desejo? (um dos seus livros, publicado em 2000, pela Caminho), Da cor das palavras é uma compilação de textos de alunos das turmas 6ºA, 6ºB e 6ºC, escritos nas aulas de português, onde se brinca com as palavras e com as cores. Porque a palavra tem cor."
Além das duas antologias, foi-lhe oferecido um desenho elaborado pelo Paulo Marques, do 6ºC, e ainda um CD com dois pequenos filmes com poemas do autor, subordinados aos temas Douro, Rio e Mar, elaborados pelo aluno Luís Diogo, do 6ºA.

Estes trabalhos, coordenados pela Biblioteca Escolar, serão publicados neste blogue, muito em breve.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...