quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A IMPORTÂNCIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES EM PLENO SÉCULO XXI


“A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.”


“Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.”



Passar sem biblioteca escolar é, hoje, impensável.
A biblioteca faz parte integrante da vida escolar e se, não existisse, a escola sentir-se-ia mutilada. Seria semelhante a um ser humano sem braços nem pernas, incapaz de se deslocar autonomamente. Sentir-se-ia, igualmente, mal, se existisse, como há muitos anos atrás, mas só para fazer feitio, com armários fechados a sete chaves e mergulhada num silêncio de igreja. Não cumpriria a sua verdadeira missão. E é de missão que falamos quando falamos de biblioteca escolar.
A missão de transformar o aluno-criança-desprevenida no leitor-adulto-autónomo-letrado-atento-ao-mundo; de cativar o professor para a sua frequência para poder ensinar e motivar os seus alunos a frequentá-la e usá-la correctamente para dela tirar o verdadeiro proveito; de levar crianças, jovens e adultos a vê-la como o espaço que os acolhe de braços abertos como uma mãe que acarinha os filhos e os alimenta. Que para eles quer o melhor. Que para eles trabalha e se vira do avesso para os ver felizes; de proporcionar magia, aventura, conhecimento, encontro com o passado, convívio com o presente e preparação do futuro; de combater a iliteracia e promover a igualdade de oportunidades seja qual for a idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e estatuto profissional ou social dos seus utilizadores.

A BE é cada vez mais um lugar familiar onde os alunos e professores se sentem bem; é um refúgio, um passatempo; e é, sobretudo, cada vez mais indispensável para a prática pedagógica e cultural da escola.

A RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) foi lançada em 1996 e, desde então, a biblioteca passou a ser sentida como a pedra angular da comunidade escolar. Graças à implementação de fortes recursos materiais e humanos, a RBE fez com que as BE nascessem, crescessem e amadurecessem. E elas aí estão, em todo o país, para usar. E aprender. E evoluir.

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