domingo, 21 de março de 2010

CHÁ POÉTICO NA BE

Para abrir a Semana da Leitura e comemorar o Dia Mundial da Poesia (com dois dias de antecipação mas poesia faz-se e diz-se quando um Homem quer!), decorreu um chá poético onde alunos do 5º ao 9ºanos, assim como os elementos da equipa disseram poesia. A sessão teve o apoio precioso dos professores de Língua Portuguesa da Escola e de duas professoras de Música; os pais dos alunos envolvidos acorreram em massa e encheram a BE, apesar da noite de chuva.
Que tema escolher para este serão poético? O chá foi fácil escolher: cidreira. O acompanhamento, também: bolinhos de coco e amêndoas. O mais difícil e trabalhoso foi escolher um tema para a selecção de poemas.
Começámos com um apelo à leitura. O poeta João Pedro Mésseder convidou-nos a viajar através dos livros: um pequeno grupo, ensaiado pela professora Ilda Sá, cantou o poema "Um livro" incluído no seu livro O g é um gato enroscado.E, já que se faz poesia com palavras, o escritor Álvaro Magalhães mostrou-nos o seu valor, a sua beleza, mas também a sujidade de muitas que precisam de ser limpas. Seis alunos do 6ºD disseram de forma muito expressiva o poema "O limpa-palavras".
Dado que, este ano, Portugal celebra a implantação da República que aconteceu em 5 de Outubros de 1910, seleccionámos os poetas da Primeira República (1910-1926). Uns mais conhecidos outros nem tanto. Dado que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, fomos buscar, destes poetas, os poemas que falam da Natureza: os animais, as árvores, o mar, enfim, a vida.
O que se pediu aos convidados: que não esperassem profissionais a declamar. A nossa intenção era transformar esta sessão num encontro informal entre pais, filhos e professores, com a poesia como pretexto para ser lida e para se falar dela. Objectivo cumprido!


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...