quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O PROBLEMA DE APRENDER




Vai começar um novo ano letivo (mais um!) e é importante aprender. Como para alguns isso constitui um grande problema, há que repensar o assunto. Pedro Strecht dá (deu mas continua atual!) algumas pistas.
“O problema do aprender é o problema do gostar. E depois imaginar para conhecer. Se calhar é quase assim: a Escola pensa-se e sente-se. A Escola pensa-se no que aparece de concreto, branco no preto da ardósia grande, no espaço em quadrícula do papel de contas, nas letras do livro estampado na tipografia da esquina. E depois sente-se: no coração rapidinho a bater no primeiro dia, no cheiro a novo de cada página aberta para descobrir, no nome do menino que se aprendeu hoje, no sorriso gigante da professora que não esquece um olhar.


Mas pensar e sentir começam pelas nossas coisas: gostarmos de nós e gostarem de nós. Depois, continua nas coisas dos outros, a Mãe, o Pai e o resto: gostarmos dos outros e gostarmos de nós (outra vez) no meio dos outros. Só a seguir é que se pode sentir e pensar as coisas da Escola: gostar de saber... para além de nós e dos outros. Aprender, enfim!

Como se tudo começasse mesmo pelo verbo gostar: eu, tu, eles”.
in, Para uma escola feliz, 1995

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OS LIVROS MUDAM DE ACORDO COM OS LEITORES


Quem o diz é Alexandra Carita no seu artigo "Assalto à biblioteca juvenil", publicado na revista Única, de 23 de julho passado.
"... nas últimas décadas muito mudou no mundo da literatura infanto-juvenil. Já não são as mesmas histórias que seduzem os jovens de hoje. Atualmente, os universos descritos em cada livro de aventuras distanciam-se da realidade que está ao nosso lado e aproximam-se de reinos de fantasia. Tomam o estatuto do fantástico e levam os pequenos leitores para terras fora da Terra."

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ACORDO ORTOGRÁFICO

A partir de hoje, vai ser adotado o novo acordo ortográfico neste blogue.










Através das redes sociais também se aprende. Seguindo o link, acede-se a uma página do Facebook com toda a informação atualizada e exercícios práticos de utilização do novo acordo ortográfico: Saber Usar a Nova Ortografia.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A MENINA DO MAR NA FLORESTA

A partir da leitura dos dois contos de Sophia de Mello Breyner Andresen, a turma de 3º/4ºanos da Escola EB1 Bairro, com orientação da respectiva professora, Lúcia Pacheco, redigiu uma peça de teatro que dramatizou durante o festival das Colectividades de Arrifana, em Junho, e na festa de final de ano, na própria escola.










segunda-feira, 11 de julho de 2011

WEB 2.0 E APRENDIZAGEM EM REDE

João Paulo Proença é professor e um dos elementos da RBE que apoia técnica e pedagogicamente as Bibliotecas Escolares. Neste seu trabalho, mostra a importância das ferramentas da Web 2.0 na aprendizagem em rede.

LEITURA EM PORTUGAL



"Alunos portugueses já compreendem melhor o que lêem".
Esta é a boa notícia dada pelo jornal "Público" de hoje. Cerca de 18% dos alunos portugueses com 15 anos têm sérias dificuldades na leitura sendo que no conjunto dos países da União Europeia esta percentagem ascende a 20%. Androulla Vassiliou, comissária europeia da Educação e Cultura, reagiu assim a este resultado: "É totalmente inaceitável que tantos jovens na Europa continuem a não ter capacidades básicas de leitura e escrita. Isso coloca-os em risco de exclusão social, torna-lhes mais difícil encontrar um emprego e reduz a sua qualidade de vida".
Concluímos que o trabalho realizado a nível das bibliotecas (escolares e municipais) em parceria com os professores que têm vindo a implementar o programa da RBE e do PNL está a surtir efeitos e que todos estão no bom caminho o qual deve continuar pois a meta ainda não foi alcançada.

domingo, 3 de julho de 2011

UM LIVRO, UM FILME

Baseado no livro de Louis Sachar, O polegar de Deus, Andrew Davis realizou o filme intitulado Holes (com tradução portuguesa Trabalhos forçados), em 2003. O resumo do livro feito pela Sara Glória do 9ºB, pode ser lido na página "Li, gostei e recomendo".

ENCONTRO INTERCONCELHIO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES




PROGRAMA



9:00 – Entrega de documentação
9:30 – Sessão de abertura
10:00 – Bibliotecas Escolares: Práticas Pedagógicas em Rede, Elisabete Carvalho
10:20 – Bibliotecas Escolares e a Web social, Carlos Pinheiro
10:45 – Pausa para café
11:00 – Deambulando por Histórias ao sabor dos Significados, Dakar de Histórias
11:25 – Tecnologias Educativas ao serviço das Bibliotecas, José Paulo Santos
11:50 – A Promoção da Literacia Digital nas idades mais tenrasMesa Redonda:
Moderador: Evandro Morgado
Elisabete Carvalho – RBE
Carla Terra – Agrupamento de Escolas Bento Carqueja
Teresa Lontro – Agrupamento de Escolas Bento Carqueja
Isabel Pardal – Agrupamento de Couto Cucujães
Paulo Monteiro – Agrupamento Escolas Couto Cucujães
14:30 – A Tecnologia e a Interatividade na Literatura Infantil, Evandro Morgado e Márcia Morgado – Agrupamento de Escolas Bento Carqueja
15.00 – Animação do Conto com Recurso ao Riso, Paulo Morais - Anima com Riso
15.45 – Visita Guida ao Museu Municipal de Espinho – “FACE”
16.15 – Práticas de Referência das Bibliotecas de Entre Douro e Vouga: Apresentações de práticas dos 7 concelhos de Entre Douro e Vouga
17.45 – Homenagem a Isabel Sousa
17.30 – Sessão encerramento

UMA AVENTURA LITERÁRIA 2011 - MENÇÃO HONROSA

A aluna Diana Brandão, do 5ºA, recebeu uma menção honrosa pelo seu trabalho, enviado pela professora Sílvia Correia, para o concurso da Caminho, Uma Aventura Literária.

terça-feira, 28 de junho de 2011

BOTI E OS SEUS AMIGOS DA AMAZÓNIA



Trabalho de expressão plástica e reconto da estória Boti e os seus amigos da Amazónia, pelas crianças do JI das Fontainhas, Arrifana, durante a Semana da Leitura 2011.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A MENINA DO MAR

Depois da leitura de A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, os alunos do 3º ano da EB1 do Outeiro fizeram várias rimas dedicadas às personagens do conto e cantaram-nas no Dia do Agrupamento, apresentando o seu trabalho à comunidade escolar.



terça-feira, 21 de junho de 2011

ULISSES - DRAMATIZAÇÃO

O Clube de Teatro da escola, coordenado pela professora Sílvia Correia, levou a cena uma adaptação teatral de Ulisses, uma cativante estória de aventuras de Maria Alberta Menéres. Parabéns aos actores e à encenadora que apresentaram um bonito espectáculo.












A canção das sereias que tentam seduzir Ulisses


A MENINA DO MAR - EXPRESSÃO PLÁSTICA

segunda-feira, 20 de junho de 2011

OLIMPÍADAS DA LEITURA 2010-2011

Estão apurados os vencedores das Olimpíadas da Leitura deste ano lectivo, uma actividade de promoção da leitura proposta e coordenada pela BE em parceria com os professores de Português de 2º e 3º ciclos.
2º ciclo
1º lugar: Ana Catarina Costa, 5ºD; André Barros, 5ºD
2º lugar: Márcia Rebelo, 6ºA
3ºlugar: Esmeralda, 5ºC

3ºciclo
1º lugar: Emanuel Bento, 7ºD
2º lugar: Cátia Martins, 7ºA
3ºlugar: Sara Silva, 8ºA; Sara Glória, 9ºB
O prémio para o melhor passaporte da leitura foi entregue ao aluno Rui Chaves, do 6ºA, por ser o dono do passaporte mais bonito.

sábado, 18 de junho de 2011

JOSÉ SARAMAGO

Faz hoje um ano que o nosso Nobel da Literatura nos deixou. A melhor forma de homenagear o escritor, que levou longe o nome de Portugal e da Literatura Portuguesa, é ler a sua obra pois, essa sim, permanecerá viva para sempre.
Na BE, o leitor poderá encontrar alguns dos seus livros (ver aqui) e tirá-los da estante para os ler.
Para leitura de fim de semana, sobretudo para os alunos que vão fazer exame de Português no próximo dia 20, aconselha-se a leitura de O conto da ilha desconhecida, uma boa forma de pensar no mundo, na vida, nos valores e nos sentimentos e de aprender que a força de vontade e a perseverança fazem com que a fantasia chegue a bom porto.

Segundo o próprio autor, nós somos uma ilha desconhecida: desconhecida dos outros e de nós próprios, por isso temos de partir à sua procura e descoberta.

domingo, 12 de junho de 2011

"UM TOSTÃO PARA SANTO ANTÓNIO"

Os santos populares estão aí. E porque, em Lisboa, é costume os miúdos pedirem "um tostãozinho para o Santo António", que se festeja amanhã, fiquemo-nos com este bonito conto de António Torrado.

"Andava um garoto a pedir um tostãozinho para o Santo António. Uns davam, outros não.
Até que passou por ele um senhor de sobretudo comprido, até aos pés, e de sandálias, vejam bem. E se estava frio!
O garoto, cá de baixo, reparou no desconcerto, não deu importância. E vá de pedir:
— Dê-me um tostãozinho para o Santo António...
O senhor do sobretudo castanho todo esfarrapado debruçou-se para o miúdo e, sorrindo, disse-lhe assim:
— Tanto andas tu a pedir como eu. Hoje ainda não me deram nada.
— A mim já — respondeu o garoto. — Quer ver?
E mostrou-lhe, na palma da mão, umas tantas moedas. O mendigo contou-as.
— Davam e sobravam para pagar uma sopa e um pão, ali, na taberna da esquina — observou o mendigo.
— Mas eu não tenho fome — preveniu o garoto. — A minha mãe deu-me de almoçar, ainda agora.
O senhor mendigo suspirou e disse:
— Pois a minha mãe já morreu. Deve ser por isso que ainda não comi nada, hoje...
O mocinho olhou para o homem, a certificar-se se seria verdade o que ele dizia. Os olhos tristes do mendigo garantiram-lhe que sim.
Foi a vez de o garoto suspirar:
— Este dinheiro era para eu comprar berlindes...
O homem de sandálias admirou-se:
— Mas tu, há bocadinho, não pedias para o Santo António?
O garoto riu-se:
— É um costume. Quero eu lá saber do Santo António! É tudo para os berlindes.
O mendigo não estranhou a revelação. Percebia-se, a conversa ia ficar por ali. Despediu-se:
— Ainda tenho hoje muito que andar. Adeus e boa colheita.
O rapazinho viu-o descer a ruela, num passo cansado. Então, num impulso, correu atrás dele e puxou pela ponta da corda, que o homem trazia à roda da cintura:
— Tome lá para um pão e para uma sopa. Mas não vá ali àquela casa da esquina, que são uns mal-encarados. Na outra rua abaixo, há mais onde comer.
O homem de sandálias e sobretudo roto, que lhe davam um ar de frade de antigamente, agradeceu as moedas e o conselho e seguiu caminho.
O garoto voltou ao seu poiso. E quando, pouco depois, porque estava frio, meteu as mãos nos bolsos, encontrou-os atulhados de berlindes..."
in, O mercador de coisa nenhumaPorto, Livraria Civilização Editora, 1999

sexta-feira, 10 de junho de 2011

DIA DE PORTUGAL E DE CAMÕES

"Ler Camões é mergulhar no que a nossa língua tem de mais belo e mais profundo e, portanto, é enriquecer o nosso conhecimento e utilização da língua que é também um instrumento importante para fazer face aos problemas".
Palavras do poeta Vasco Graça Moura, na véspera do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
Quando dará Portugal nova motivação para outra epopeia tão grandiosa como a de Luís de Camões?



"As armas, e os barões assinalados
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;

E também as memórias gloriosas
Daqueles Reis que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas
De África e de Ásia andaram devastando;
E aqueles que por obras valerosas
Se vão da lei da Morte libertando:
Cantando espalharei por toda a parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Neptuno e Marte obedeceram.
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta."




Os Lusíadas (Proposição)

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