segunda-feira, 26 de novembro de 2012

UM CONTO DE NATAL POR DIA

Muito antes do Natal, a publicidade e as lojas decoradas invadem-nos os sentidos a lembrar que a quadra festiva vai chegar e apela ao consumo desmesurado. 
Neste livro de Luísa Ducla Soares, com ilustrações maravilhosas de Fátima Afonso, há duas estórias. A primeira, "O primeiro Natal em Portugal", mostra que nem todos o vivem da mesma maneira, nem na mesma data, mas todos os dias são bons para se ser solidário. A segunda, "Natal no hipermercado" mostra de forma divertida, mas que faz pensar, o quanto o consumismo nos tira os pequenos prazeres da vida que, bem vistas as coisas, são os grandes prazeres.


Primeiros parágrafos do conto "Natal no hipermercado":

"Muito gostava o Rodrigo de ir à caixa de correio. Quando o Natal se aproximava, estava sempre tão cheia que alguns papéis coloridos ficavam entalados na fresta estreita e comprida. O rapaz puxava-os, mesmo antes de dar a volta à chave, no entusiasmo de descobrir coisas maravilhosas, que apetecia mesmo comprar. Subia no elevador com meia dúzia de envelopes brancos, sem graça nenhuma, e uma resma de publicidade. A mãe abria as cartas e punha de lado, com um gesto aborrecido, todos os folhetos. 
 — Lixo! — irritava-se ela."

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...