sábado, 8 de março de 2008

SEMANA DA LEITURA PASSO A PASSO - MULHERES NAS LETRAS


“As mulheres serviram durante todos estes séculos como espelhos, possuindo o mágico e delicioso poder de reflectir a figura do homem com o dobro do seu tamanho natural.”

Virginia Woolf, feminista, escritora inglesa do princípio do séc. XIX
Num mundo sempre dominado por homens, contra dogmas e preconceitos da sociedade, as mulheres teimaram em ler, escrever, pensar e criar. Algumas destacaram-se na política, outras na ciência, muitas na luta por um mundo melhor e na literatura (dez mulheres receberam o prémio Nobel da Paz e onze o Prémio Nobel da Literatura). Os seus nomes ficaram na História, ao lado de muitos homens.
O número de homens e mulheres premiados é muito desigual. Mas a luta para vencer também o foi. As regras sempre foram ditadas por homens e a vida, por inerência de funções, sempre lhes facilitou o acesso a todas as áreas. As mulheres tiveram de se impor, enfrentar proibições, destruir barreiras.
São as mulheres que mais lêem, por isso homenageamos as mulheres que escreveram e continuam a escrever e nos deliciam. Porque Mulheres que lêem são perigosas e Mulheres que escrevem vivem perigosamente (dois livros de Stefan Bollmann, Círculo de Leitores).



Como ler é perigoso, vamos lê-las!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns à professora Manuela Duarte pela exposição! Deu um grande contributo para aumentarmos a nossa cultura e os nossos conhecimentos. Viva...a mulher!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...