segunda-feira, 19 de novembro de 2007

QUEM DISSE QUE OS CIENTISTAS SÃO UNS LOUCOS DESPENTEADOS?

Em Os Factos da Vida, o último livro de Ana Saldanha, entramos num mundo muito sério – o mundo da ciência – mas de forma muito divertida. Afinal, os cientistas não são uns loucos despenteados, como julgavam a Carla, a Toninha e o Nuno. Que o diga a Mariana, prima da Carla, uma cientista com aspecto de top model.
Cada atitude das personagens vai levar o narrador a uma citação. De citação em citação, ficamos a conhecer os pensamentos de muitos cientistas (uns mais conhecidos, outros menos, depende da cultura de cada um!). De Bernard Shaw (o primeiro a ser citado) a Francis Bacon (o último) passando por Marie Curie, Einstein, Charles Darwin e tantos outros, é grande o rol de frases e ensinamentos. Temas como a hereditariedade, a manipulação genética, a clonagem, as experiências laboratoriais com animais e até os trabalhos dos alunos que não passam de cópias da Internet são debatidos com muito humor (e algumas piadas infelizes do Rolhas!). Divertidas, também, são as propostas de verificação de conhecimentos, como por exemplo as da página 35:
  1. "A quem é que Albert Einstein deitou a língua de fora? Concordas com a sua atitude?"
  2. "Sabes quem foi Marie Curie? Se a tua resposta é negativa, não justifiques a tua ignorância - é injustificável."
  3. "Os piercings são uns roedores nocturnos da Nova Zelândia que se encontram em vias de extinção. Verdadeiro ou falso?"
  4. "Parece-te que o Nuno curte a Carla?"
Mau, mau, é o facto de os três amigos terem feito um trabalho tão criativo sobre cientistas e a professora de Ciências não ter acreditado que eles eram realmente os autores. Factos da vida!...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...