terça-feira, 25 de novembro de 2008

A PROPÓSITO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NOS LIVROS DE ANABELA MIMOSO



Não conheço muitos livros da literatura juvenil que abordem este tema. No entanto, A vida pela metade e Traz os olhos cheios de palavras, ambos de Anabela Mimoso, retratam, de alguma forma, uma mulher vítima de maus tratos. Ambos os livros têm as mesmas personagens, com um relevo e nomes diferentes em cada um.
No primeiro, a personagem principal é Sara uma operária violada pelo patrão e que casou com o Guedes, um homem apaixonado por ela. Mas, ele perdeu o emprego, começou a beber e a chegar a casa alcoolizado. Um dia aconteceu...
No segundo, a personagem principal é o Broncas e a sua vida vai cruzar-se com a de Sara que, neste livro, é Mariazinha, a sua mãe. Aqui, Broncas é uma personagem retomada de O último período e tem todo o protagonismo pois à volta dele giram as peripécias próprias de um rapaz filho de pai presidiário que bebe e dá maus tratos à família e de uma mãe lutadora para o sustentar com muita dificuldade; além disso, vive intensamente grandes problemas de integração na escola e na sociedade.
Só lendo todos os livros, para se ver como se fazem estes cruzamentos de personagens!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...