quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

TERTÚLIA NA BE

Um momento de rara beleza aconteceu, hoje, na BE. O momento durou duas horas mas poderia prolongar-se mais tempo pois motivo de conversa não faltava. Quando o tema é livros e leituras, podemos estar horas e horas a falar sobre eles, sem cansar. E grande foi o entusiasmo dos vinte e dois alunos participantes na tertúlia. Foram convidados os alunos inscritos nas Olimpíadas da Leitura (do 5º ao 9º ano) mas nem todos puderam ou quiseram estar presentes. Os que compareceram falaram das suas leituras, dos seus livros preferidos e, sobretudo, das emoções que os livros lhes proporcionam. A sessão começou com um filme do Youtube onde alunos brasileiros dão o seu testemunho sobre o prazer e o benefício da leitura. Seguidamente, a Carlota, do 9ºA tomou a palavra para dar início à conversa. E foi lindo porque aproveitou a sua experiência de leitura para aconselhar os colegas mais novos a fazerem como ela: ler. “Ler é fantástico. Faço filmes na minha cabeça e dá-me vontade de ler mais e mais. Toda a gente devia ter acesso aos livros e é pena que muitos alunos não aproveitem o que têm nesta biblioteca. Leiam porque vão aprender mais.”
A Fabiana, do 8ºA, apresentou a colecção “Os Primos” e um ppt com fotos da sua visita a Londres com a autora, Mafalda Moutinho, graças a um concurso que ganhou. As fotos foram tiradas nos locais onde decorre a acção do livro O segredo de Craven Street.
O Vasco, do 7ºC, apresentou um livro de aventuras vividas no meio científico porque é um assunto que o fascina e está a preparar um trabalho para concorrer ao Ler+ Ciência.
O Jorge, do 5ºA, recém-chegado da Alemanha e que ainda não domina muito bem a língua portuguesa, apresentou O Planeta Branco e diz que adora ler e que a leitura está a ajudá-lo a conhecer melhor a nossa língua.
O Miguel, do 6ºB, apresentou Do cinzento ao azul celeste e foi o pretexto para uma grande conversa sobre a liberdade e a falta dela, antes do 25 de Abril.
A Cátia, do 6º A, falou do seu livro preferido, Nem pato nem cisne, o que deu origem a que se falasse da colecção Era uma vez… outra vez, de Ana Saldanha e dos temas que aborda.
A Sara Glória, do 8ºB, falou do Diário de Anne Frank e deixou o grupo suspenso. Quando a Carlota e a Catarina falaram da sua visita ao campo de concentração de Auschwitz, no âmbito do projecto Comenius, ficou na BE um silêncio cheio de arrepios.
O Vitor não gosta da escola mas gosta de ler e, sobretudo, adora jogos de computador. O seu tema preferido é a guerra (devido aos jogos). Graças à conversa sobre a segunda guerra mundial, requisitou O rapaz do pijama às riscas.
E estes foram apenas alguns exemplos. Houve mais intervenções, mais opiniões apaixonadas. E sobretudo, um pedido para que a tertúlia se repita. Está prevista, no Plano Anual de Actividades, uma por período, mas os alunos presentes querem mais. A ver vamos!








Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...